Ciberespiritualidade

Dedico este trabalho a todas as pessoas que acreditam que outro mundo é possível e, por isso, enfrentam a si mesmas no processo de cura interior.

magic_gateway_by_jerry8448-d205xgh.jpg

MOURÃO, Lívia Achcar. Ciberespiritualidade. Orientador: Márcio Tavares D’Amaral. Rio de Janeiro, 2014. Monografia (Graduação Em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RESUMO

Este trabalho pretende aprofundar a crítica tecnológica trazendo um olhar para além das relações entre tecnologia com a ciência e o capital. Trataremos das tecnologias de comunicação e informação e suas relações com a espiritualidade, pretendendo ampliar o olhar sobre todas as relações tecnoreligiosas com o objetivo de trazer à tona a relação inconsciente entre espiritualidade e tecnologia que vem influenciando os caminhos evolutivos da humanidade e abrindo as portas para um cenário futurista preocupante de máquinas superinteligentes e realidade simulada.

Palavras-chaves: 1. Tecnologia. 2. Espiritualidade. 3. Evolução. 4. Magia. 5. Ciberespaço.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todas as pessoas que fizeram parte do processo de criação deste trabalho direta e indiretamente. A todos aqueles que me acolheram em seus projetos, coletivos e sonhos em fases diversas da minha vida e que me inspiraram a ser mais criativa e a não ter medo de refletir sobre o improvável, me mostraram formas alternativas de viver e ensinaram a acreditar em outras possibilidades de estar na realidade.

Também agradeço meus queridos professores na Escola de Comunicação pelo entusiasmo com que lidam com o campo da comunicação e, em especial, meu orientador Márcio Tavares D’Amaral por todo seu incentivo e liberdade criativa que me permitiu.

Não posso deixar de agradecer com todo meu amor o movimento software livre que segue na luta pela liberdade na internet, acreditando sempre no compartilhar das informações e na capacidade coletiva de criação. Assim como a mídia alternativa que me ensinou a importância que tem os comunicadores na defesa e divulgação da verdade em um tempo de total descrédito das grandes corporações midiáticas interessadas em manter o homem aterrorizado e entretido dentro de sua casa.

Agradeço também ao The Pirate Bay que segue enfrentando todos os obstáculos e tentativas de controle na defesa do livre compartilhar de informações, conhecimento e cultura.

E agradeço aos meus mestres espirituais que me ensinam o que é ser humano.

DOWNLOAD:

ACHCAR, Livia. Ciberespiritualidade. 2014.

Leave a Reply

Your email address will not be published.